fbpx

Comunicação Integrada: o que os Power Rangers podem te ensinar sobre marketing

Comunicação Integrada: o que os Power Rangers podem te ensinar sobre marketing

Você se lembra dos Power Rangers? Aquela equipe de super-heróis com roupas coladas e coloridas que respondiam a um rosto fantasmagórico para defender a adorável Alameda dos Anjos?

Talvez você tenha crescido assistindo às várias temporadas na hora do almoço, ou tenha ido ao cinema para ver a nova versão lançada esse ano. De uma forma ou de outra, é possível tirar bons ensinamentos sobre comunicação integrada com a equipe de heróis.

No filme desse ano, os adolescentes já conseguem superpoderes como força e reflexos sobre-humanos só de encontrarem as Moedas Power (ou de serem encontrados por elas), mas só conseguem “morfar” e se tornar verdadeiros Power Rangers quando estão todos em sintonia. E é dessa forma que deve funcionar a comunicação de uma empresa.

Se as áreas ou departamentos de uma companhia estiverem falando línguas diferentes e competindo entre si, fica muito mais difícil resolver um problema, mesmo que ele seja o mesmo para todas as equipes. É como se cada Ranger fosse destruir a Rita Repulsa com uma estratégia diferente. Não daria muito certo, não é?

Juntos, entretanto, eles conseguem formar um Megazord muito mais poderoso e aumentar as chances de salvar a cidade.

Comunicação interna

Comunicação interna

Engana-se quem pensa que a comunicação é necessária apenas para trabalhar com o público externo, como consumidores e parceiros. O tempo em que um jornal institucional era o suficiente para ter uma comunicação interna eficiente ficou para trás: as equipes estão cada vez mais participativas e querem saber de todas as informações da empresa. Afinal, até mesmo o Zordon e o Alpha 5 precisam estar informados sobre o que está acontecendo quando os Rangers estão em ação, não é?

Para que sua empresa seja percebida pelo público da maneira que você deseja, o fluxo de informações dentro dela precisa ser limpo e claro. Essa é a proposta da comunicação integrada: alinhar todos os esforços da publicidade em prol de um objetivo em comum.

Como resolver um problema de comunicação entre departamentos?

Como resolver um problema de comunicação entre departamentos?

Primeiro, é preciso ter em mente que a comunicação é um processo de gestão. É importante trabalhar a comunicação interna em cada setor, explicando o conceito de informação, criando o fluxo que deve existir entre os setores e definindo o papel de cada área na estratégia adotada pela empresa.

O trabalho não é simples. Além de trabalharem com diferentes vertentes da comunicação, equipes de marketing digital, marketing offline, assessoria de imprensa, endomarketing e outras possuem visões muito diversas sobre como se comunicar com o público, sobre o que deve ser comunicado e sobre a importância de um trabalho em detrimento de outro. Alinhar todas as equipes é difícil, mas indiscutivelmente necessário.

Caso essa seja a realidade da sua empresa, ótimo: a organização pode ser difícil, mas vai valer a pena. Porém, esse não é o caso de grande parte das organizações do nosso país, que não possuem investimentos parar arcar com uma equipe tão completa de comunicação. Para suprir esse gap, existem as agências de marketing digital.

Comunicação Integrada e Marketing

Comunicação Integrada e Marketing

Nós estamos vivendo em um período de transição: jornais e revistas lutam para sobreviver, comerciais de TV ficam mais baratos na mesma velocidade em que o número de telespectadores cai, a internet oferece milhares de espaços para publicidade e novos formatos de assessoria de imprensa, e ainda temos pessoas comuns que se tornam influenciadores ao conquistar um público imenso de seguidores. As oportunidades de marketing se proliferam, e agora estamos presos entre o passado do papel e o futuro do digital. E não podemos subestimar nenhum dos dois.

Mais do que nunca, se tornou imprescindível conseguir trabalhar com diferentes meios para obter resultados com o marketing. A comunicação para atingir um homem de 60 anos em São Paulo não vai ser a mesma para atingir uma adolescente de 18 no interior de Minas, por isso, se os dois fazem parte do seu público-alvo, você precisa de estratégias diferentes. É preciso diversificar, aumentar os canais de comunicação, e fazer tudo isso falando a mesma língua e sendo fiel à missão da empresa.

Você pode até acreditar que sua empresa não precisa de marketing digital, principalmente se o offline continua dando bons resultados. Mas o componente digital já faz parte do processo de compra realizado pelos consumidores, e isso deve ser levado em consideração.

Agências de comunicação

Agências de comunicação

Quando a empresa não possui equipes internas para a comunicação, uma agência terceirizada pode ser a solução. Além de custos menores, agências contratadas para essa função podem ter uma visão muito mais externa e independente do mercado, o que contribui para a elaboração de ações de comunicação.

Os benefícios podem ser ainda maiores caso, ao invés de externar todos seus esforços para diferentes agências, você encontre uma única que ofereça todos esses trabalhos em uma comunicação integrada. Dessa forma, uma mesma equipe pode fazer o serviço de comunicação off e online, colocando o seu marketing no centro de um trabalho de comunicação integrada. Em outras palavras, para que usar Rangers separadamente quando se pode ter um Megazord?

Entrar no mercado digital foi apenas o primeiro passo, agora é preciso unir o melhor de dois mundos e marcar presença tanto no mundo offline quanto no online. Dividir esforços, falar a mesma língua e produzir conteúdo para atingir todos seus públicos-alvo tornou-se essencial para sobreviver nesse período de transição.

Como acontece com os Power Rangers, a união faz a força. A diferença é que, com a comunicação, é possível ter sucesso sem destruir a cidade no meio do caminho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *