Website da sua empresa

Por que é importante para empresas investirem em sites e blogs?

 
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

 
Algumas empresas de pequeno e médio porte veem as redes sociais como possíveis substitutas ao site. Inclusive, até vemos algumas fazendo isso com sucesso, entretanto, como seria se o sucesso nas redes sociais fosse potencializado com um site e/ou um blog?

Ter um website traz muitos benefícios às empresas. Ter um portal oficial passa mais credibilidade, faz a empresa deixar de ser invisível na rede, é essencial em trabalhos de rankeamento nos motores de busca (SEO), ajuda na conversão de vendas, e é um local onde é possível adquirir uma lista de e-mails de clientes, a qual poderá ser usada em estratégias de marketing digital, como o e-mail marketing.

Um site bem construído tem o poder de envolver o público e converter de acordo com o objetivo de cada empresa. Um bom site é aquele que oferece interatividade, conteúdo de qualidade e tem atrativos para que o cliente volte sempre para verificar as novidades. E é aí que entra o blog. O blog corporativo vai ser um canal de comunicação constituído para informar e permitir que o leitor veja o lado institucional da empresa, além de conteúdos de utilidade pública relacionados ao seu nicho de atuação, aproximando-a ainda mais de seu público-alvo.

Os benefícios de ter um site

Website da sua empresa
A criação de um site traz benefícios que são muito úteis para pequenos e médios negócios.

  • Você se torna visível: criando um site você pode ser encontrado na internet. O fenômeno ROPO (Research Online Purchase Offline) mostra a importância da presença online, pois os estudos apontam que os consumidores pesquisam na web e vão comprar nas lojas físicas. Portanto, mesmo que seu negócio não seja online, é importante ter um site que direcione os consumidores para seu negócio físico;
  •  

  • Posição nos mecanismos de busca: para ser encontrado por um cliente em potencial, ou seja, aqueles que procuram o que você oferece, mas não a sua marca diretamente, é necessário primeiramente ter um site. O website otimizado vai permitir que sua marca seja encontrada nos mecanismos de busca, sempre que o internauta procurar palavras-chave relacionadas com seu negócio. Ao clicar em seu site, este internauta passa a conhecer a marca, ser um cliente em potencial e se tornar um consumidor de seus produtos ou serviços;
  •  

  • Um site como ferramenta de vendas: o site é uma poderosa ferramenta de vendas, pois permite que a empresa responda às dúvidas de seus clientes, disponibiliza informações que auxiliam a tomada de decisão de compra, e os convida para ação. Além disso, nos casos de empresas que querem trabalhar com e-commerce, o site é um espaço no qual os clientes podem comprar, pesquisar e saber mais sobre os produtos oferecidos;
  •  

  • A empresa constrói autoridade na rede: ter um site funcionando plenamente, com informações acessíveis, e design adequado, passa confiança aos clientes. Eles sabem que podem comprar na empresa, e, se algo não sair como planejado, vão poder recorrer também através desse canal. O cliente sabe que amanhã e depois o site vai continuar ali e que é confiável;
  •  

  • A empresa constrói uma lista de e-mails: temos nos dias de hoje pessoas que ainda não navegam muito pela internet, porém quase todas essas pessoas possuem e utilizam seus e-mails frequentemente. O seu site pode fornecer um espaço para cadastro de e-mails. Com essa base de dados cadastrados a empresa pode investir em ações de e-mail marketing, disparando e-mails convidando o cliente a voltar ao site, ir à loja física, conhecer um produto novo no e-commerce, divulgar promoções e muito mais. O e-mail marketing é uma ferramenta que funciona muito bem, principalmente quando o segmento da empresa envolve prestação de serviços ou comercialização de produtos.

Principais razões para empresas terem um blog, além de um site

 
O blog corporativo é um agregador de conteúdo do site oficial. Na maioria das vezes o site é estático, ou seja, é desenvolvido, são adicionadas as informações básicas, e só é atualizado quando há a necessidade de inserir novas funcionalidades, ou para mudanças de layout.

O blog, agregado ao site, permite que você se comunique com o consumidor através de atualizações diárias das mais diversas naturezas. A abordagem do blog deve ir de acordo com o segmento de negócios da empresa.
Por exemplo: sua empresa vende roupas e acessórios femininos. Seu público-alvo é de mulheres, portanto seu blog pode falar sobre coisas que envolvem o universo feminino. Além de moda, falar sobre maquiagem, sapatos, dicas de cabelo, tendências, entre outros aspectos deste universo, pode ser um bom caminho.

Ao iniciar o blog, é necessário definir a abordagem, e os segmentos a serem abordados, pois o blog deve reforçar a imagem da marca.

Quando você constrói um blog, é necessário que ele passe credibilidade aos leitores. Ele está atrelado à sua marca e, portanto, deve seguir as diretrizes da empresa. Fundamental para construir uma relação com o cliente, o blog ainda é uma ótima ferramenta de SEO.

Os sites de busca, especialmente o Google, que é utilizado por mais de 90% dos usuários que usam esse tipo de ferramenta, funcionam como uma teia, percorrendo todos os links que contêm na sua página, e assim por diante. Quanto mais bem linkada sua página estiver, tanto internamente, quanto por intermédio de citações em blogs ou sites relevantes do mesmo nicho, mais o Google e os outros motores de busca terão chance de entender seu site como uma página relevante para o assunto que aborda.

Então, como vimos acima, ter um site torna uma empresa visível na internet, e o blog corporativo ajuda na manutenção da imagem e no relacionamento com os clientes atuais e em potencial. Se você é um profissional de marketing digital, sugira o blog para seu cliente, e se você é dono de algum negócio, não deixe de investir em um blog corporativo. Um abraço e até a próxima, pessoal!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
The following two tabs change content below.
Avatar

Andrielle Bressane

Jornalista com um quê de publicidade. Tem no marketing digital a possibilidade de trabalhar com geração de conteúdo para WEB. Atua também como supervisora de conteúdo na agência Fizzy Marketing Digital.
Avatar

Latest posts by Andrielle Bressane (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *